terça-feira, julho 31, 2007

Capas inesquecíveis

Há capas de álbuns que nos prendem a atenção e são obras de arte por seu próprio direito.
Para iniciar esta categoria aqui no CK com um pouco de humor, a capa do álbum de 1989, "Back to the Shit".

sexta-feira, julho 27, 2007

PJ Harvey

O novo álbum de PJ Harvey já tem data de lançamento, "White Chalk" irá sair em 24 de Setembro deste ano.
Harvey tem cantado algumas das canções do novo álbum nos seus concertos e aqui fica "The Mountain". Pelo que tenho ouvido parece-me que nos espera algo de especial...

segunda-feira, julho 23, 2007

The Sunshine Underground - Raise The Alarm

De terras de sua majestade chega-nos o indie dos Sunshine Underground. New Rave? Talvez, pelo menos fazem-me lembrar Klaxons, isto é, indie com uma batida dançável.


Mas as semelhanças com os Klaxons ficam por ai, o som é menos pop, mais pesado. A voz de Craig Wellington destaca-se, não tanto por ser harmoniosa mas por se encaixar bem no genero.

Put You in Your Place é um single excelente e para o poderem degustar convenientemente irá estar no on.repeat desta semana.

Estarão cá no Festival Paredes de Coura a demonstrar o porque de ganharem o prémio de melhor actuação ao vivo nos Leeds Music Awards. Até lá dêem um salto myspace da banda que tem disponivel quase todo o album.

Can't get much better than that =)

Ck Classic (1971)



Em 1971, os Led Zeppelin deram a conhecer ao mundo uma das musicas mais tocadas em todas as radios até ao dia de hoje. Escrita por Jimmy Page e com letra de Robert Plant, esta é uma das músicas que me inspira para aprender a tocar guitarra.

Citações - Frank Zappa


“A mind is like a parachute. It doesnt work if it's not open.”

quinta-feira, julho 19, 2007

Bloc Party - Hunting for Witches

A banda de Kele Okereke está de volta com o terceiro single de A Weekend in the City. Hunting for Witches é a meu ver a melhor música do 2º album dos Bloc Party especialmente pela batida que Matt Tong impõe.

Os dois 7'' lá terão de vir fazer companhia aos quatro que frequentemente passam pelo giradiscos... :P



"I was an ordinary man with ordinary desire
I watched TV it informed me
I was an ordinary man with ordinary desire
There must be accountibility

Desperate and misinformed
Fear will keep us all in place"

No Marshals foi disponibilizado o concerto completo de Bristol. Definitivamente vale a pena ver e ouvir.

quarta-feira, julho 18, 2007

CK Classic (1968)


Uma das melhores versões que já ouvi do eterno clássico de George Gershwin, "Summertime". E de quem poderia ser a interpretação? Ella Fitzgerald, claro!

quarta-feira, julho 11, 2007

Taken By Trees - Open Field

Da Suécia chega-nos a voz doce de Victoria Bergsman, a ex-vocalista dos The Concretes agora num projecto a solo denominado Taken by Trees cujo primeiro album, Open Fields, chegou às lojas a 18 de Junho.


O album é bastante mais intismista e afasta-se do pop a que já tinhamos sido habituados pelos Concretes. Melodias mais suaves favorecem a já referida voz de Victoria Bergsman e é facil deixar-nos levar pelas musicas que constituem este albúm.

Comprovem-no por voçês. No myspace deste projecto tem 3 músicas disponiveis.

Disfrutem.

segunda-feira, julho 09, 2007

CK Classic (1983)


"Love is a Battlefield" de Pat Benatar é uma daquelas canções que definem uma época, neste caso a América do início dos anos 80. E não há maior atestado de qualidade do que algo que está tão marcado temporalmente e que mesmo assim ainda mantém o poder de se entranhar em nós. Acho que era capaz de dançar a noite toda ao som desta canção!

sábado, julho 07, 2007

Gustavo Santaolalla - Ronroco

Todos temos os nosso idolos, as nossas utopias para o mundo, os nossos sonhos e por vezes da-mos por nós a associar a banda sonora ao filme que vivemos diariamente.

A identificação com algo é reconfortante, dando-nos a sensação de que não caminhamos e lutamos sozinhos. Afinal talvez não sejamos assim tão estranhos...
Alguém já sentiu o q sentimos nesta situação, seja desespero, esperança, inconformidade...

Mochila, botas, máquinas e tripé. São o material base. Falta a banda sonora.

Gustavo Santaolalla.

As imagens da América do Sul percorrem a imaginação e as viagens de Ernesto Che Guevara transmitem a inspiração necessária a dar aquele primeiro passo em direcção ao desconhecido.

Talvez o nome não vos diga nada, mas este excelente músico é responsável pela OST de Diarios de Motocicleta, Amores Perros, Babel e Brokeback Mountain (entre outros).



O filme é altamente recomendado. Mas acima de tudo oiçam a banda sonora e já agora o albúm Ronroco.



De destacar as seguintes músicas:

- Apertura (Diarios de Motocicleta)
- De Ushuaia a la Quiaca
- Iguaza

Fica uma citação do filme:

Ernesto Guevara de la Serna: "How is it possible to feel nostalgia for a world I never knew?"

sexta-feira, julho 06, 2007

SBSR Acto 2 Dia 1

Klaxons e Magic Numbers (retirado do 13º Arte)

O pessoal aqui do CK lá conseguiu marcar presença no Super Bock Super Rock, nem que fosse só por um dia.
Não se conseguiu ver as bandas portuguesas mas também o que nos interessava era o que se seguia. Para começar, os Klaxons. Gostei bastante apesar de eles não se desviarem muito das versões do álbum. Sinceramente acho que já chega a ser um pouco irritante o facto de que cada vez que aparece uma banda nova se inventar também um novo género musical, Klaxons não são new rave, eles incluem-se muito bem no rock indie e isso ficou patente na sua actuação de terça-feira.
A seguir foi a vez dos Magic Numbers e a verdade é que fiquei agradavelmente surpreendida com a sua sonoridade pop mesclada de influências country, deles só conhecia uma canção. Depois vieram os Bloc Party e a noite começou finalmente a incendiar-se. A banda de Kele Okereke simplesmente não consegue desiludir e é fácil notar uma enorme empatia entre a banda e Portugal. Em termos de intimidade não foi o Coliseu porque aí o show era todo deles mas foi o aparecer do brilho que tornou a noite especial. Para terminar, Arcade Fire. O que dizer deles?! O empenho e emoção que o grupo ponha em cada música era extraordinário e quando uma chuva suave começou a cair parecia mesmo que os céus estavam a abençoar esta fé que os Arcade Fire estavam a pregar.


Arcade Fire - "Neighborhood #1 (Tunnels)" @ SBSR